sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Por as definições de monitor precisam mudar?


Estou trabalhando com informática já faz uma dúzia de anos e uma coisa me impressiona sempre: definição de tela. No começo, com os Windows 3.1, trabalhar em 640x480 era tranquilo. Daí apareceu o Windows 95 e a maioria dos usuários passou para 800x600. Ainda dava pra usar monitores de 14 polegadas.

Os de 15 se popularizaram, veio Windows 98 e 2000, e todo mundo começou a usar 1024x768. Alguns começaram a achar ruim as letras pequenas e vieram monitores de 17 polegadas. Com o XP e o Vista, eis que começamos a trabalhar com um patamar de 1280 por alguma coisa. "Alguma coisa" porque agora também há monitores widescreen.

Claro, compreendo que os usuários de informática ficaram mais eficientes e, com definições de tela maiores, cabem mais coisas abertas ao mesmo tempo, bem à vista. Mas isso não acaba se tornando exagero, quer dizer, hoje já não vale mais a pena comprar um monitor de 15 polegadas, deve-se comprar de 17 ou até de 19. Se possível widescreen.

Hoje eu uso 1024x768 porque a placa de vídeo do meu computador não suporte definição maior. Mas antes de vir pra cá, usava 1280 num monitor de 17.

Estive vendo screenshots do Notes 8 (nem vou colocar links porque pra todo lugar que olho tem, ou seja, é fácil achar) e parece até que ele foi feito pra widescreen mesmo. A barra em que é possível personalizar estilos no editor de texto (parecida com a do Office, aliás) fica à direita, num espaço que, para um monitor comum, obrigaria o usuário a reduzir o "zoom" do próprio texto. Num widescreen fica perfeito.

Bem, monitores grandes, fininhos (TFT e LCD) são lindos, mas também caros. E fico imaginando o tamanho das telas recomendadas daqui a uns anos. Penso em monitores com dimensões parecidas com as TVs de plasma, de 42 polegadas. Alguém duvida?

Um comentário:

Iara disse...

Meu amigo!
Espero que esteja bem. Faz tempo que não venho por aqui... o meu computador não anda me ajudando muito... peguei uns trojas, spywares.. que foi f... tirar da máquina.. mas estou de volta.kkk
Quando ao seu post dos monitores...
por um acaso você já viu esse site?
http://www.microsoft.com/surface/
Veja, e depois me diga, o que achou.. será que esse seria o melhor monitor/sistema para se ter no futuro??
Ai ai ai ai, dúvida cruel!!!
Beijos na Patroa, no Lu e em você.